10 março 2010

Quinta-Feira Cultural

Se Sexta-Feira é considerado o dia do homem, então Quinta-Feira tornou-se o dia da Arte e Cultura nos mais diversos centros culturais da nossa urbe. O Espaço Verde Caxinde tem sido palco de lançamentos consecutivos de diversas obras literárias e acadêmicas.


No mês que a elas é dedicado, Maria da Encarnação Pimenta, nascida no Kwanza Norte, com mestrado em Psicologia Industrial e Clínica pela Universidade de Lagos, curso superior de Ciências de Educação (no Isced), estreia-se no mercado do livro com dois volumes, resultado de pesquisa de cerca de seis anos, onde a estimada psicóloga analisa assuntos vários sobre questões ligadas ao alcoolismo, a corrupção dos docentes, atitude negligente dos pais, delinquência urbana e perturbações psicológicas que podem afectar o delinquente.


O I volume, "Eventuais causas e consequências da delinquência em Angola", com uma abordagem psico-pedagógica dos temas, mostra os números e locais onde as pessoas mais maltratam seus fígados alcoolizando-se, e como os país, professores, responsáveis sociais podem identificar sinais do surgimento deste mal.


No II volume, "Quem produz os delinquentes", a psícologa comunica-se de um modo mais ficcionado mas com um realismo marcante e doloroso, que mostra a sua visão de uma situação que pode levar crianças e jovens a uma vida de delinquência, bem como alertar a sociedade para o cuidado a ter no relacionamento com a geração mais nova que observa, acompanha os actos dos adultos.


Reginaldo Silva ao apresentar o II volume disse que, Encarnação Pimenta “... de forma algo temerária arrisca o género “short story”, que a crítica mais especializada poderá não lhe ser muito favorável, nesta sua primeira incursão pelo texto literário propriamente dito.

Mas a ficção serve exactamente para isso, para deixarmos a nossa imaginação correr e discorrer livremente construindo com palavras escritas o que pensamos ser a melhor abordagem para retratarmos e transmitirmos determinada situação.


Ficcionadas, as suas “short stories”, onde qualquer coincidência com a realidade é a mais pura verdade, levam-nos de facto ao mundo real que vivemos em Angola pela mão de uma autora irrequieta e impulsiva que não esconde a sua irritação diante das injustiças sociais, o racismo doméstico envolvendo pretos e mulatos, o obscurantismo, a violência doméstica, a criminalidade e por aí adiante, num verdadeiro e interminável cortejo de horrores para todos os gostos e feitios, que falam bem mal do que país real que estamos com ele.” (in http://morrodamaianga.blogspot.com/).

Ilustres figuras da nossa sociedade fizeram-se presente honrando a psícologa e, para alegria do anfitrião que viu a casa literalmente cheia. E como não pode deixar de ser, vem sempre os momentos para trocar impressões com gente com quem falar nas mais variadas áres do saber.







No Kings,


Na Vila Alice, é já tradicional a rubrica Mesa Bicuda, uma coordenação do Movimento Lev´Arte que ofereçe a plateia maravilhada, poesia ao vivo.


Sob apresentação da Lueji Dharma, a mesa recebeu o apresentador do programa Zimabando da TV Zimbo, Armindo Laureano. O talk show focalizou-se no panorama cultural e do entertainment ao nível televisivo. A plateia vibrou pois Laureano no fim também exibiu os seus dotes literários com a declamação de dois poemas, um dos quais relembrando o personagem Dimas da novela brasileira “Pedra sobre Pedra”.

Assim viví a Quinta-Feira da cultura e Arte. Esta semana teremos mais no Kings desta feita a presença do jornalista e escritor Isaquiel Corí.

Sem comentários: