O dia dos pais é celebrado em várias partes do mundo. Nem sempre esse dia para honrar os pais é o mesmo em todos os países. Os costumes e tradições realacionados ao dia também são diferentes em vários países.
Encontraram-se registos do dia dos Pais nas ruínas da Babilônia há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Países que foram culturalmente influenciados pela igreja católica, celebram o dia de São José em 19 de Março. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de Maio para "São José Operário, o trabalhador".
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento. José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Hoje os tempos são de uma grande correria, o que tem afetado as familias. O pai passa mais tempo na rua do que em casa com os filhos, na louca busca do sustento. No entanto há pais que não estão se importando com o arranjo familiar e não assumem seu papel de pai. Ai os filhos andam a deriva sem orientação ou escassa que a mãe dá pois ela também vai à rua em busca de comida. No livro de poesia “Mátria”, escrevemos um poema “Flores do Lar” que ilustra este facto;
Naquele tempo
germinava
pai
filho
mãe
no vaso da minha mesa
Hoje secou a semente
é a praga do corre aqui e acolá
que sugou as flores do lar
E amarrou-as nas grades
da falta de tempo
(O tempo é um bem escasso)
Papás angolanos, não importa as dificuldades, vamos assumir nosso papel e reflitamos nas dicas abaixo:
1. Passe tempo com seus filhos – “É mais fácil falar do que fazer”, poderemos pensar mas, como indica Deuteronômio 6:7, não há o que substitua passar tempo com os filhos.
2 . Ensine valores corretos aos filhos – Um pai aconselha, “Dê muito amor aos filhos e leia para eles”, isso estimula a inteligência dos filhos e, devemos ensina-los a diferenciar o certo do errado.
3. Seja razoável - Apesar de lhes darmos toda a ajuda possível, não ficamos controlando cada ação deles. A Bíblia aconselha os pais em Colossenses 3:21: “Não estejais exasperando os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”
4. Beneficie-se de conselhos confiáveis – Na Bíblia encontramos uma ampla variedade de conselhos sábios (esqueçamos o Saramago que disse que ela é um manual de maus costumes...). Também há bons especialistas, conselheiros familiares sérios que podem ajudar para lidarmos com todos os aspectos da vida dos filhos à medida que estes crescem.
Feliz dia dos pais.
1 comentário:
Convite para ler
O livro "Continuando assim...", foi maltratado...
Resolvi por isso, e porque tanta gente não encontra o livro onde deveria estar (nas livrarias), recontar a história , lá no
…. Continuando assim…
Vamos em metade da história, o livro reescrito , não está igual (nem podia) ao que foi editado.
Um obrigada especial a quem segue a história (pois só vale a pena assim).
A quem chega de novo, umas boas vindas sinceras. E outro obrigada .
Mais uma reflexão em relação a todo este assunto, e um conselho, se é que me é permitido:
--- quando vos pedirem dinheiro para editar as vossas palavras, simplesmente digam que não ---
Bj
Teresa
Enviar um comentário