10 março 2010

Kilumba Afrikana


A caluanda, esta senhora bonita, é simplesmente a Helena de Almeida. Eu ví a revista Vida da semana passada que trazia a foto dela, ela bem aprumada e com a farda a impôr respeito. Não liguei nenhuma para a revista, “esta semana não compro O país, ou então depois” pensei.

Cada vez que deparava com um ardina, lá a senhora na capa da revista, eu virava o rosto de modo a não ser assediado pelos rapazes com olhares a indicar cansaço e fome e o sol a surrar-lhes as costas.

Na sexta-feira dia 5,  depois de ter apresentado a rubrica “Sugestões de Leitura” no programa “Tchilar” da TPA2, fui correndo à União dos Escritores Angolanos onde Luís Fernando lançava mais uma obra.

Meus olhos, qual câmera a filmar os momentos aprazíveis do evento, deparam-se com uma kilumba africana cujo o sorriso enfeitava as suas belas feições. Eu jurei que já tinha visto aquele rosto lindo. Onde? Aproximei-me, e tentando avivar minha memória perguntei-a:

- Já nos conhecemos? Teu rosto é muito familiar.



- Lê a revista.

Respondeu ela muito carinhosa enquanto indicava a revista vida sobre à mesa em que L.Fernando assinava autógrafos. Eis que reconhecí-a. Alegrei-me de a ver em carne e osso. Que mulher linda, exclamei.

Helena de Sousa Vaz de Almeida que perdeu seus país muito cedo, vendo-se na qualidade de pai e mãe dos seus irmãos, acreditou no sonho de ser mulher polícia. Ela é da temida Polícia de Intervenção Rápida, PIR, ou “ninjas”. Força mulher!

Quando fora das fardas, ela também exibe seus dotes artísticos “Quando posso, canto no Chá de Caxinde acompanhada pela Banda Maravilha e no Xavarotti, com a banda Tambarino. Faço uma “canjinha”. Interpreto música variada de actores brasileiros e angolanos”. Aprecia Luandino Vieira (gostaste de ler João Vêncio e seus amores?) e Luís Fernando (confesso que também gosto de ler L.F., lí Clandestinos no Paraíso em menos de 3 horas,). O gosto em comum, leitura, fez com que eu visse ao vivo esta mulher habituada a armas. Afinal ela nasceu no mesmo ano que eu.

Muitos sucessos mulher de “garra”.

Sem comentários: