26 julho 2010

Gilmário dos Tuneza na "Mesa Bicuda"

Lev´Arte, 4 anos de poesia ao vivo. Na quinta-feira passada a casa estava literalmente cheia. Na "Mesa Bicuda" estava o jovem Gilmário Vemba, humorista dos Tunezas que partiu-nos as costelas de tanto rir. Cada resposta do Gilmário era motivo de gargalhadas o que tornou o evento muito animado e interactivo também.

A forma de falar do angolano faz com que o humor por ele produzindo tenha grande originalidade. Gilmário Vemba, este jovem que nasceu aos 19 de Junho de 1985, iniciou-se no teatro da igreja que frequentava desde cedo. Leva a sério o seu trabalho pelo que se empenha de corpo e alma. Ele disse que "fazer palhaçada e cair no rídiculo, por exagerar ou  forçar a barra..." não é seu objectivo nem dos Tunezas. Foi na Ilha de Luanda onde começou a fazer humor. conheceu seus amigos que faziam parte do grupo teatral Tunezas.

O começo não foi fácil. Gilmário responde sobre as dificuldades iniciais, "Essa história é longe, foi um começo  muito turbulento, você sai de casa também vão te aplaudir já? Isso é dificil nos enchotaram muitas vezes, num espetáculo nem sabiamos que haveriamos de actuar mandavam-nos esperar longas horas na parte de fora, era na altura que faziamos o que consideravamos chamariz humoristico.." Muitas vezes não foram pagos pelas actividades que exerciam passando sede e fome. Mas anima-se que depois da vida dura vem as alegrias do estrelato. "Hoje já somos conhecidos vês que também já me chamaste aqui no Lev´Arte!."

É com alegria que o vimos nas mais diversas encenações do grupo onde reencarna a personagem típica angolana, Ti Martins, velho sabido e rabugento que se irrita vezes sem conta com as perguntas um tanto ou quanto patéticas das pessoas ao que ele os trata de "gente burra pá..."

A plateia animada no Kings Club. Parabenizaram o Lev´Arte e riram-se a fartar com o humor do Gilmário.
Gelson e a Nádia Mesquita exibindo os livros "Palavras" antologia poética do Lev´Arte a ser lançado no dia 18 de Agostoe e "Cartas a um Viciado" da dupla Joel e Ivandra com lançamento para dia 7 de Agosto.

Elisa Dongala e Neusa Patrícia, as meninas estavam atentas ao evento. Alegria no rosto das levarteanas Mira Clock e Kátia de Melin, apresentadora do evento. Kardo Bestilo declamando "Lemba"? Ao fundo o som de Wilmar Tembo. Júlio Gil o jovem trovador que também cantou e encantou a plateia do Lev´Arte.


Esmeralda, linda ela. Tirou-me as fotos enquanto conversava com o Gilmário. O casal, Wilson Correia e Nádia Mesquita.


Punner, o poetas das ruas. O grupo teatral Tata Yetu, Maria Manuela e a Gracieth, duas levarteanas animadas no evento.

Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae.” – “O humor é necessário para a vida humana.” (S. Tomás de Aquino)




Nota: Na primeira foto, Gilmário e NN; Shynia Jordão Gilmário e NN.

2 comentários:

Tchize Matias disse...

Como esta meu Kamba Nguimba, e de com um sorriso no rosot que li mas este artigo no teu blog, e bom ver o renascer do nosso pais a fora como a nossa geracao esta a abracar a cultura.....

Olha gostaria de pedir a tua autorisacao para repassar este artigo, para o meu Amigo Alberto - London ele Jornalista e webmaster do website http://www.odiario.org/ Jornal de noticias Angolano no Reino Unido.

Contiuem a fazer este trabalho maravilhos...amigo aquele abraco!

Nguimba Ngola disse...

Está a vontade meu amigo Tchizé.

Um abraço.