05 agosto 2010

A semana do Atelier Monumental

A jornada de reflexão artistico-cultural da Associação Cultural Atelier Monumental (anunciamos aqui o evento, http://nguimbangola.blogspot.com/2010/07/semana-monumental-jornada-de-reflexao.html)
encerrou no passado dia 29 de Julho. No encerramento, foram distinguidos com um troféu e diploma, os artistas nacionais ligados à literatura, música, dança, teatro e artes plásticas, que muito se empenharam  para o desenvolvimento da cultura nacional.

O dia de abertura foi concorrido. Várias individualidades ligadas à moda, artes plásticas e demais disciplinas culturais fizeram-se presente. Eis algumas imagens que falam mais do que palavras. Vê-se a sala da União dos Escritores Angolanos engalanado com os quadros do artista plástico Álvaro Macieira, literalmente cheia. Miguel Gonçalves, artista plástico em destaque. Abaixo a designer de moda e estilista Maryth Jóia, enquanto apresentava o tema "Linguagem Estética da Moda". Cláudio Rafael, publicitário falou sobre problemática das marcas. 



O artistas plástico Dom Seba Cassule, Olímpio de Sousa ligado a banda desenhadae o Sabby, artista plástico. Meninas ligadas à moda aprenderam certamente com o tema da Marith Jóia.


Filipe Vidal, historiador crítico de arte, animou o debate muito polémico sob o tema "O Estado das Artes e a Nova Ordem Tecnológica" mas que esbarrou também em assuntos sensíveis da realidade angolana, na quarta feira, 28. Foi muito interessante.


No Centro Recreativo e Cultural Chá de Caxinde foi onde a festava tomou dimensão maior. Eis a lista dos galardoados: Wanhega Xitu, ausente, Manuel Rui Monteiro e Cremilda de Lima, também ausente essa escritora da literatura infantil ( Literatura), Massano Júnior e a "dupla" Filipe Zau e Filipe Mukenga (Música), Mendes Ribeiro, Marcela Costa, foi representada pela filha e, Paulino Damião (Artes Plásticas), Tony Amado e o Ballet Nacional (Dança) e o grupo Miragens, o Calí representou o grupo (Teatro).





Os galardoados foram unânimes em reconhecer o prémio. Conversei com cada um deles e, estavam deveras satisfeitos. Em conversa com o Mukenga, ele disse, "estou satisfeito, os jovens reconheceram o nosso valor". Sobre a música feita pela juventude disse, "os jovens estão no bom caminho, certamente têm que continuar a aprender".

Filipe Zau, homem de fácil trato abordei-o e comentou "Muito bom, os jovens valorizam-nos e, não é necessário que seja com honras faustosas nem valiosas, vale a expontaneidade do acto. Os jovens estão atentos". Disse ainda "Já temos música boa" e referenciou Jacques Canga, que cantou e encantou no evento, o jovem Kanda, Sandra Cordeiro, Yola Semedo, Konde entre outros.


Manuel Rui, também gostou do galardão e aconselhou a juventude, que se dedica à escrita, a ter o gosto pela leitura. Sobre a literatura feita pela juventude respondeu "tu és um exemplo dos jovens que querem continuamente aprender, o Nok e outros  tantos que estão dando bons passos".

Mendes Ribeiro, o kota da UNAP - União Nacional dos Artistas Plásticos, relutou inicialmente em falar comigo apesar da atenção que me dispensou. Já tinha sido entrevistado por mais de um jornalista e queria saber que instituição eu representava. Respondi-lhe, "escrevo de modo independente num blog", franziu os sobrolhos e disse "os jovens estão no bom caminho, sensibilizados para a arte. Devem continuar a buscar ensinamentos". Na pintura de novos artistas referenciou a busca da Clara Monteiro, que também é cantora. A UNAP está a organizar-se cada vez mais para ajudar os artistas, disse. M.Ribeiro tem trabalhos em variadas empresas, citou a antiga FINA, a Chevron e outras.
O fotografo Paulino Damião "50" estava animadíssimo e recomendou os jovens a terem amor por aquilo que fazem e não visar só o lucro e o reconhecimento.

Ilustres figuras foram convidas ao evento, que teve o patrocínio da Fundação Arte e Cultura. Marta Santos, escritora e Arlete Brissel, empresária. Isidora Campos, cantora e a senhora Azélia da TPA 1. A empresária Josefa Eduardo, foi agradável estar ao vosso lado, mulheres africanas lindas.


A escritora Kanguimbo Ananás e António Pompílio

Cátia Santos e Universo Mavambo do Atelier Monumental. Os poetas Cristóvão Neto e Nguimba Ngola
Jacques Canga, o músico que encantou. Olindomar de Sousa, Nguimba Ngola, Che e Olímpio de Sousa, jovens da Banda Desenhada.


Fizeram parte do júri Cátia Santos, Timóteo João “Timajó”, Universo Mavambo, Teodósio Paulo, Nguimba Ngola e Nok Nogueira. Outras empresas também juntaram-se ao Atelier Monumental com seus apoios.









1 comentário:

Anónimo disse...

Olá bom dia!Que alegria encontrar esta notícia no Blog... aliás, não fosse eu amante da arte e da nossa cultura em especial. Bem, digamos que tenha ficado até curiosa com as notícias do Sábado passado - noticiadas pelo Jornal de Angola - onde se lê que "o homem que franziu o sobrolho" será galardoado nas Artes Plásticas... É bom percebermos, nós, filhos de Angola e filhos dos artistas de todos os tempos, que o País lembra-se que os mesmos existem e que tudo fizeram para a expandir as nossas cores, imagens, os nossos usos e costumes, em suma, a nossa grandeza. Felicidades a todos os artistas angolanos, e em especial ao meu Paizão, o "kota da UNAP" que entre telas e pincéis nos fez perceber o valor da ARTE.
A si, Nguimba, um abraço
Petrouska Mendes Ribeiro