15 abril 2010

"O mundo não desaba quando termina uma relação..."

Penelas Santa, jovem escritor que vai já no seu quarto livro em prosa, este último a exemplo do penúltimo, "Quando o adultério é sinónimo de amor", aborda aspectos do foro sentimental, familiar, os relacionamentos entre marido e mulher. Desta feita ele nos acautela que a relação pode terminar mas no entanto não cometamos actos bárbaros, hediondos pois o mundo não desaba, coisas boas ainda podem surgir.

Quantos casamentos desabam quando há falta de diálogo no lar, quando as finanças não cobrem o alto custo de vida, quando surge traições no meio? Há toda uma necessecidade de repensar a vida familiar. A base em que assenta os relacionamentos deve ser forte e bem ponderada. As relações hoje são descartáveis. Não há o sentido de compromisso. Mas quando já não há mais amor? E quando já erramos o bastante e o outro lado já não consegue perdoar-nos e aponta e reponta sempre nossos erros passados? Vamos continuar no barco ou saltamos dele? E os filhos? Toda uma reflexão que devemos fazer.

Mas no "o mundo não desaba quando termina uma relação...", Penelas traz duas estórias que descambam em trajédia. Vale mesmo matar por ter sido traído? Leiamos o livro.

O lançamento foi no hall do BPC que se tornou já um "jango cultural". É assim que as empresas podem contribuir para o desenvolvimento da nossa cultura, apoiando iniciativas do tipo.


O meu pequeno, Joel Lino também esteve presente ao lançamento acompanhando o papá. Guilherme da Paixão, jornalista e representante do projecto editorial de Penelas Santana. Estivemos antes no programa de rádio "Madrugada Ecclésia" da Rádio Ecclésia, onde abordamos aspectos ligados a problemática dos jovens escritores e os hábitos de leitura por parte dos jovens e não só. Estiveram no programa, Carlos Pedro, poeta, Penelas Santana, o nosso amigo de que vos falo, Alcides, educador social e mais dois amigos, um linguista e outro estudante de ciências políticas, foi um debate saudável.





Alcides, o educador social e sua namorada, eles compreendem que se deve manter saudável uma relação. Jomo Fortunato, director da Arte Viva meu editor, estará tecendo comentários sobre o livro? Ele é também crítico literário. Kardo Bestilo, coordenador do Movimento Lev´Arte, pensando na relação? Boas tens sido chefe de família exemplar. O momento cultural foi abrilhantado por Ângelo Reis, o poeta dos pés descalços e Wladimir Gonga que casaram o semba e a poesia. Foi bom ouvir-vos.


Elas também certamente preocupam-se com as suas relações . Alice Cruz, jornalista, Kátia Melin, apresentadora dos eventos do Lev´Arte e duas amigas que relutaram em fazer a foto, e lá cederam quando lhes convencí que é para uma causa nobre, agradecido por me permitirem publicar vossa foto.


O Poeta do Amor e sua namorada, ele declamou um lindo poema. Menina do protocolo, aceitou prontamente que fosse fotografada, gostei.

A Brigada Jovem de Literatura também esteve bem representada.

E assim foi mais um lançamento, é mais um livro que vale ler. Sucessos Penelas Santana.

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito de ter lido este livro. Gostaria de te-lo lido abastante tempo mas só agora é que tive a oportunidade de lêr e gostei muito.

Anónimo disse...

Parabéns da-se a quem merece, a quem pode e ñ a quem quer, por isso meu camarada eu bato pala ya os teus livros são bwé fixes e fazem pensar muito........bj