15 abril 2010

Niterói, Niterói, como dói, como dói

(Foto retirada do site da primeira edição)


É com o coração a rasgar-se em dor que vejo o que as gentes em Niterói estão passando. Foi assim no Haiti e mesmo no meu país (diga-se das enchentes no Cunene) e em outras partes onde as catástrofes naturais estão devastando, dizimando vidas. Junto-me portanto a  esse povo e com eles chorar, lamentar, clamar e apelar por ajuda. Tenho lá um amigo (virtual, ou mais que isso?) estudando e, por sinal é angolano, estou sem notícias dele.

É como escreveu o professor Benito no su blog (http://benito-blogdobenito.blogspot.com/), onde resgatei o título para este post, "Culpa nossa, culpa da ambição humana que quer transformar tudo que a natureza nos deu de graça em luxo ou conforto pessoal.

Imaginem um planeta sem rios, imaginem um mundo sem as florestas que garantem o ar que respiramos. Sem nenhum catastrofismo, os cientistas estão alertando para o perigo de uma seca definitiva ou uma enchente total. São tufões, ciclones, tsunamis, tudo invadindo essa imensa praia ecológica que Deus nos permitiu...

É preciso, urgentemente, que paremos de transformar vida em lucro; é preciso, urgentemente, podar essa consciência imediatista e pensar nas futuras gerações. É tanta fumaça, é tanto carbono invadindo a atmosfera, é tanta fabrica de tanta coisa que estamos perdendo a capacidade de discernir entre os que nos faz bem e o que nos faz mal."

Oh Deus, salve-nos, tenha piedade de nós.

Amém.

1 comentário:

Benito de Andrade disse...

Meu caríssimo amigo,
Que este grito de alerta, que este clamor nosso de cada dia, chegue aos ouvidos de todos os homens e mulheres de boa vontade; que toque fundo no coração de todos e se transforme em causa-comum na defesa do planeta agonizante.
Um forte abraço deste seu amigo do Maranhão.