06 agosto 2010

Ngola dá palestra para a juventude

Uma iniciativa louvável. A juventude angolana quer abordar, com profundidade, assuntos ligados ao alcoolismo e ao processo de aprendizagem. Para isso, a JMPLA adstrita ao comité de ensino médio da escola de formação de professores “Garcia Neto” chamou o escritor Nguimba Ngola para esclarecer melhor alguns aspectos relacionados com a questão do “Alcoolismo e o processo de aprendizagem”, que foi tema de uma palestra. O escritor incentivou os jovens a tomarem consciência do perigo existente no consumo excessivo do álcool. Foi uma palestra bastante concorrida entre professores e alunos da escola Garcia Neto. O docente de Filosofia José Cativa, membros da associação de estudantes e Helga Faz Tudo também estiveram entre os presentes. A música e o teatro complementaram a actividade. No final, o orador respondeu as 20 perguntas colocadas pelos alunos, que demonstraram grande interesse pelo tema.
Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/18/72/ngola_da_palestra_para_a_juventude, 05 de Agosto, 2010


Foi na Sexta-Feira, 30 de Julho. A interacção com os alunos foi muito boa. Assinei o livro "Mátria" e até mesmo as T-Shirts de alguns que têm estimado a rubrica "Sugestões de Leitura" que apresento no programa Tchilar da TPA2 toda a Sexta-Feira.
A Indira Pedro e o Tino Epalanga, ambos da JMPLA.

O professor Cativa e alunos do Garcia Neto, valeu ter estado com vocês.

A música e o teatro.

No final recitei o poema "Malefício do vício" in Mátria:

Penetra esguia Mente

o putrefacto odor do alcoolismo
nas colinas tímidas do lar

Solta lavas incandescentes
no escabelo das almas
que se acocoram nas barricadas
                                        [do medo

É o kumbú que míngua nos bolsos
da despensa anorética
clamando pão e serapilheira
para o adorno da carne nua

Oh malefício do vício que mortifica
a paz e harmonia Seja tua habitação
as fendas escuras do além





6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!
Estou contigo amigo

Aquele abraço

Nguvulo Makatuka

Anónimo disse...

Adorei o seu blogger!!!
Principalmente a matéria que fala sobre a palestra que se realizou no "GARCIA NETO".
FORÇA!
A VITORIA E CERTA.
DE ELGA FASTUDO.

Anónimo disse...

Louvo a tua iniciativa, o alcool esta a matar muitos jovens. Devo chegar ai na terceira semana de Agosto para lançar o meu livro.

Um grande abraço do teu confrade
Jose Luis Mendonça

Helder Neto disse...

Daqui Helder Neto.

Amigo e companheiro, tive muito prazer em visitar o blog tomei conhecimento do rico percurso literario que levas acabo, formulei muitas opiniões depois de varias leituras demorada, continua a nos propocionar com estes ricos versos, parabens e tudo de bom.

Benito de Andrade disse...

Meu ilustre amigo.
Antes de mais nada te agradeço pelos poemas que me enviastes e que estarei divulgando no meu blog por neles encontrar uma identificação com a nossa luta. Excelentes são os poemas e também as muitas atividades culturais que desenvolves com notória proficuidade.
Muito bom trabalhar com a juventude e ainda mais quando se aborda temas como esse do alcoolismo que tantos malefícios tem causado aos homens e mulheres de todas as idades. É um problema de saúde pública e os governantes deveriam encarar este problema com mais seriedade. Infelizmente o que vemos nos anúncios televisivos são os ídolos do esporte, da música, por exemplo, servindo de garotos-propaganda de cervejarias, e nenhum deles aparecer em comerciais incentivando os nossos jovens à leitura, aos estudos, a uma vida saudável. Nesses ídolos se espelham tantos jovens pois vivemos numa ditadura de consumo.
Nós que trabalhamos com jovens e também com adultos temos o dever de alertar para os perigos das drogas (consentidas ou não), para evitar que um maior número não caia nessas armadilhas e vá fazer parte das tristes estatísticas de dependentes, de doentes, de mortes.
Parabéns pelo teu trabalho, pela tua luta, pelo teu carisma e talento.
Um forte abraço!

Nguimba Ngola disse...

Muito obrigado a todos os amigos. os vossos comentários me encorajam muito. Prof. Benito alegra-me saber que gostou dos poemas e que os vai divulgar no seu blog. Um grande abraço.