12 janeiro 2010

Lutando Contra as Trevas

Nos séculos passados muitos homens e mulheres, conseguiram a proeza de eternizar seus nomes na história, apesar de suas deficiências. Penso neles com muita estima e admiração e, vejo como Deus capacita os incapacitados de tal modo que superam em muito pessoas sem deficiencias. A lista destes notáveis é grande bem como a variedade de deficiências.


No campo da literatura, soam alguns nomes com deficiência visual. Luís Vaz de Camões, Jorge Luís Borges, Thomas Blacklock, Oscar Ribas, Hellen Keller e outros tantos. Fiquei seriamente pensando nestes dois últimos, ele africano e ela americana. Certamente são exemplos de superação que inspiram-nos, abaixo alguns extractos de suas vidas e obras.

Oscar Ribas


Óscar Ribas nasceu em Luanda a 17 de Agosto de 1909 e muito cedo perdeu a visão, facto que não o impediu de se dedicar com afinco à literatura, onde se destacou como pioneiro da ficção literária em Angola.

Aos 18 anos de idade Óscar Ribas iniciava a sua carreira literária, abrindo um período de publicação das novelas "Nuvens que passam" e "Resgate de uma falta", publicadas respectivamente em 1927 e 1929.

A seguir torna publico "Flores e Espinhos", "Uanga" e "Ecos da Minha Terra" dados a estampa entre 1948 e 1952 com intervalos de dois anos entre estas publicações.

Conforme Luís Kandjimbo, em toda a produção literária posterior, Óscar Ribas demonstra na verdade uma propensão pouco comum entre os escritores da sua geração e mesmo em gerações posteriores. Revela-se profundamente preocupado com os temas da literatura oral, filologia, religião tradicional e filosofia dos povos de língua kimbundu. Destas preocupações resultam a sua bibliografia dos anos 60, nomeadamente Ilundo - Espíritos e Ritos Angolanos (1958,1975); Missosso 3 volumes (1961,1962,1964); Alimentação regional angolana (1965); Izomba - Associativismo e recreio (1965); Sunguilando - Contos tradicionais angolanos (1967, 1989) Kilandukilu - Contos e instantâneos (1973); Tudo isto aconteceu - Romance autobiográfico (1975); Cultuando as musas - poesia (1992); Dicionário de Regionalismos angolanos.

Óscar Ribas foi por diversas vezes distinguido com prémios e títulos honoríficos: Prémio Margaret Wrong (1952), Prémio de Etnografia do Instituto de Angola (1959), Prémio Monsenhor Alves da Cunha (1964). Quanto a títulos, com que foi agraciado: membro titular da Sociedade brasileira de Folk-lore (1954), Oficial da ordem do infante do governo português (1962), medalha Gonçalves Dias pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (1968), Diploma de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura ( 1989)


Helen Keller

A vida de Helen Adams Keller é a história de uma criança que aos dezoito meses de idade ficou cega e surda e de sua luta árdua e vitoriosa para se integrar na sociedade, tornando-se além de celebre escritora, filosofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem estar das pessoas portadoras de deficiências.

Nasceu em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, descendendo de família tradicional do Sul dos Estados Unidos. Seu pai, Capitão Arthur Keller, era homem de influência em sua comunidade, editor do Jornal “The Tuscumbia Alabamian” e foi nomeado Prefeito do Alabama do Norte em 1685.

Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.

Em 1902 estreou na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. Outros títulos da querida Hellen;

• Optimismo - um ensaio

• A Canção do Muro de Pedra

• O Mundo em que Vivo

• Lutando Contra as Trevas

• A Minha Vida de Mulher

• Paz no Crepúsculo

• Dedicação de Uma Vida

• A Porta Aberta

• A história de minha vida

Sem comentários: