11 janeiro 2010

Cultura Angolana


A cultura angolana é deveras muito rica. Nossos hábitos e custumes, nossa filosofia de dimensão africana, acima de tudo angolana. Nossa música e nossa dança, nossa gastronomia e nossas línguas, nossas crenças e tradições enfim, nossa cultura. Todos nós devemos adotar uma postura mais actuante para consolidarmos nossa identidade cultural.

Manguxi, na ocasião da tomada de posse do corpo directivo da UEA dissera:

“Hoje, a nossa cultura tem de ser reflectida tal como ela é, sem deformações”.

“Nós estamos numa encruzilhada de civilizações, de ambientes culturais, e não podemos fugir a isso de maneira nenhuma. Mas da mesma forma que nós pretendemos manter a nossa personalidade política, também é preciso que nós mantenhamos uma personalidade cultural”.

Em 1986, o Estado angolano institucionaliza por decreto número 21/86, o 8 de Janeiro como sendo Dia Nacional da Cultura. Este ano como sempre, refletiu-se sobre o dia com várias actividades culturais, o acto oficial foi na Lunda, terra da minha kamba Lueji Dharma. Os meu amigos da Brigada Jovem de literatura também brindaram a data com um sarau cultural na União dos Escritores Angolanos. Não pude estar presente, mas no entanto não me alheei a data porquanto estive no programa Tchilar da TPA2 na rubrica "Sugestões de Leitura" que apresento. Leitura é também um modo de bebermos mais da nossa cultura.


Viva a Cultura Angolana, mais cultura mais Angola.

Sem comentários: