24 maio 2010

O lançamento do "O Último Recuo" de Isaquiel Corí


Sempre desejei conhecer pessoalmente os escritores angolanos. Agora que vou dando os meus primeiros passos na literatura, a interacção com escritores consagrados faz-nos adquirir experiências. Deleitei-me com o primeiro livro deste escritor, "Sacudidos pelo Vento", também saboreei os contos em "O último feiticeiro". Desde então desejei conhece-lo, Isaquiel Cori. Conhecemo-nos finalmente numa actividade do Lev´Arte, entrevistei-o na "Mesa Bicuda" (http://nguimbangola.blogspot.com/2010/03/ha-que-tornar-escola-numa-fabrica-de.html), foi um prazer. Anunciou o lançamento do "O último recuo" que também publicitamos aqui.


O lançamento aconteceu, e as imagens falam mais do que palavras.

Escritores e poetas marcaram presença para saudar o confrade Isaquiel Cori. António Pompílio, escritor consagrado com vários títulos publicados (eu amei o Mambele o engraxador e Mutudi, a dama de ventre de fogo). Ngonguita Diogo, a autora do livro "No Mbinda..." e Penelas Santana, o prosador da nova geração o seu mais recente livro "O mundo não desaba quando uma relação termina..." está a ser um sucesso de vendas. Vê-se o Chahoo Avó Ngola Avó, este jovem poeta lançou "Folhar o Mar no Ventre da Sliva", muito discreto. O meu amigo Décio Mateus, estou a gostar de ler "Xé Candongueiro". O escritor estreante Divaldo Martins, li o seu livro "Pedaços de Vida". O editor, Arlindo Isabel da Mayamba e Nguimba Ngola, autor do "Mátria".

Mulheres, elas amam a literatura. Vê-se a alegria no rosto da senhora que certamente vai devorar "O último Recuo". A minha amiga Sandra Carina, ela que está cursando jornalismo segredou-me que não quer perder os lançamentos de livros, "...informa-me sempre Nguimba". Combinado.

O Salvador, este oficial das FANA vai certamente gostar de ler o livro do Corí. Os jovens da Brigada Jovem da Literatura, sempre presentes.

Os jornalistas representaram bem a classe. O Isaquiel é ta,bém jornalista e seus colegas vieram cobrir o evento. A alegria no rosto. Abílio Carlos em representação da UEA ele também jornalista. Arlindo Isabel, jornalista e editor, António Quino o apresentador da obra é também jornalista.


José Severino, representante da gráfica Off Set. O livro tem qualidade técnica, bom trabalho. O jovem Kiokamba Cassua, apresentador dos eventos do Movimento Lev´Arte. Está a ser um grande comunicador.



Parabéns Isaquiel Corí  e que este não seja o último livro.

3 comentários:

Wanasema disse...

oi, Nguimba!
Muito legal o seu registro aquando o lançamento do livro do Corí, aguça a vontade de conhecê-lo, e é sempre bom ter contato com os escritores e trocar impressões. Literatura é para ser discutida, né?
Li o livro do Pompílio ao qual se referiu. É comovente a história... ainda tenho que resenhá-la no blog.
Considerei de grande valia ter postado o que escrevi sobre a polêmica criada por Agualusa. Não consigo entender determinadas posturas tomadas por ele, nesta inclusive.
Abração!!

Val Du disse...

Nguimba,
Parabéns pela matéria.
Gosto muito de sua atitude em divulgar esses eventos aqui.

Abraços.

ESTAMOS VIVOS disse...

Obrigado, amigo Nguimba. O registo que fazes do lançamento do meu livro é inigualável pela sua exactidão e carácter exaustivo. Mais uma vez obrigado a ti, e à malta da Levarte, pelo trabalho que fazem em prol da cultura angolana.
Contem sempre comigo.
Isaquiel Cori