25 março 2010

Indescritível

- Por quê é que estou a vender esses sacos? Então vou comer o quê, vou roubar? Mas o kota, ainda essa tua pergunta me deixa mais triste do que a vida me faz. Olha, o kota ainda está bem da vida. Dá pra ver a tua barriga a brilhar de tanta mordomia. Eu, deixa só. É só o Deus mesmo que me está já aguentar. Saio quando o sol ainda está a dormir seu sono de rei e eu, um coitado caga na lata, amarrotado de alma tenho de vir aqui com os meus sacos de plásticos e tentar a sorte de ver nos meus bolsos uns míseros kwanzas pra jantar. Estás a ver kota, é uma vida de muita frustração, por isso podes pagar a birra a vontade, ainda tento esquecer lá um poquito só essa miséria de vida. Mas mesmo a frustração, a miséria, esses mambos mesmos, são teimosos. Ainda posso beber lá mas vem outra vez nas calmas me fazer barulho nos ouvidos. Ainda a senhora lá em casa, não ela também foi na zunga mesmo, vamos chegar logo e ver quem fez mais kwanzas e ai vamos juntar já e comprar lá qualquera coisa pra jantar. Sabes, é muito sofrimento, é indis quê? Possa essa palavra dos dicionários está difícil de dizer.

- Indiscritível.

- É isso mesmo kota, tipo custa dizer. Então agora escuta só mais essa. A minha mulher ontem vem me dizer que a zunga está dar pouco é melhor só mesmo sair também a noite com as outras e fazer os coisos, negociar lá a mbunda. Filha da puta. Eu quase que lhe atirei o rádio que estava na mão mas, prontos engolí mesmo só e depois estamos no mês das mulheres. Não quero ir preso. Mas ela me atirou mesmo de uma forma dura. Agora estou aqui a pensar se ela ainda não começou já a fazer isso. Ultimamente anda a chegar tarde, tarde mesmo. Mas ainda me diz só lá uma coisa. A tal rádio que tinha na mão e que estava quase a atirar na minha mulher, estão lá a falar que um Anjo Mau anda a partir as casas dos pobres na Huíla. Essa é uma maka grande. Eu estava também numa zona aí e o governo me tirou de lá e me deu tenda no Zango, agora a tal tenda também já toda rota e a chuva está a cair que chega. Eu só te pergunto uma coisa. Nós o povo temos mesmo algum valor nesse país? Somos cidadãos ou somos mbora qualquer coisa assim só mesmo. Está certo que querem construir linha do comboio e mas quê também sei lá e os olhos a brilhar porque vão ganhar lá mais dinheiro ainda pra comprar mais jeep, e nós, não era mais correcto construir umas casa assim lá mais ou menos e depois nos tiram? O governo não pode fazer bué de nova vida? Agora no nova vida as casas dão nas pessoas que já tem bué de casa, aka. Olha só kota, essa foto que você tirou é mesmo pra ir mostrar lá minha cara. Eu também quero boa vida tipo a tua. Agora paga lá mais umas birras pra eu ir mbora e deixa dessa tua vida com as mulheres. Assim vai ficar um kota só atoa, mulherengo, adúltero, essa palavra é mais bonita tipo da igreja. Vai lá no vosso governo e resolver os problemas do povo e fala mesmo que o Ndengue Fudido está muito triste com as coisas que andam a acontecer nesse país, agora já na 3ª república. Tipo vamos chegar na república 12 e condições de vida melhor nada. Kota vou bazar dá aí só uns kwanzita e a dama também já vai ver que vendi lá qulquera coisa mais ou meno.

- Até já Ndengue, olha vê se cuidas o que falas ok, não te metas aí a falar políticas.

Ele seguiu seu rumo, entregue ao seu sofrimento e, a cerveja a borbulhar no seu cérebro, ora pintando a dor, ora pintando pensamentos alegres e soltava sorrisos tímidos. O kota enfiou as kilumbas no jeep e seguiu com umas das meninas a apreciar a foto do Ndengue e revivia seu drama, quanto vou ganhar hoje? Quanto é que o kota vai nos pagar? Até quando andaremos nessa vida? É indiscritível.

Sem comentários: