23 julho 2010

Semana "Monumental" - Jornada de reflexão artístico-cultural

O Atelier Monumental, projecto cultural, vem uma vez mais dar seu contributo para a cultura angolana. Em complemento aos Prémios “Monumental” que distinguiu em Agosto de 2009 vários artistas pelo contributo destes à cultura nacional com trabalhos de reconhecida qualidade dignificando o património artístico cultural angolano. É de realçar aqui os premiados na modalidade da Literatura, os nomes de Uanhenga Xitu e Manuel Rui.

Desta feita, o Atelier traz para o público uma jornada de reflexão artístico-cultural denominada Semana do “Atelier Monumental”, que vai de 26 a 29 de Julho de 2010.

Aula Magna, Cogitações Entrevista, Limites e sombreados, são entre outros as várias rubricas da jornada, onde serão abordados temas como:

Artes Gráficas, comunicação a ser efectuada pelo pintor e designer Miguel Gonçalves. Os direitos autorias e a afirmação do génio criativo, será proferido pelo escritor e jornalista Ismael Mateus. A destacar também o debate sobre Nuances estilísticas e estéticas das artes onde intervirão o crítico literário e poeta Abreu Paxe, Miguel Dafranca, artísta plástico, o crítico de arte Patrício Batsîkama e o compositor e poeta Albano Cardoso. Ainda destaque na rubrica cogitações a intervenção de antónio Panguila, escritor e ensaísta com o relevante tema Nuances Interpretativas da Literatura Angolana. O novo acordo ortográfico fica a conta da Dra Irene Guerra Marques que o abordará em entrevista.

Serão exibidos documentários e filmes bem como exposição fotográfica. A jornada encerrará com a Cerimónia da entrega dos Prémios “Monumental” 2009.

O projecto Monumental, tem actualmente poucos mais de 15 membros, dentre os quais artistas, amantes de arte, arquitectos, estilistas e outras sensibilidades.






Sem comentários: