19 abril 2010

Carmo Neto - Novo SG da UEA


A União dos Escritores Angolanos – UEA, a mais antiga organização cultural depois da independência de Angola, fundada aos 10 de Dezembro de 1975, proclamada pelo primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, tem agora uma nova direcção. Ela ocupa um estatuto reconhecido de associação prestigiada e com um historial de estabilidade e democracia a toda a prova.

Foi eleito o escritor Carmos Neto, (na foto) para dirigir os destinos da instituição no triénio 2010-2013. Dos 45 votantes, num universo de 120 membros de pleno direito da UEA, 41 votaram a favor da lista única, enquanto dois o fizeram contra e igual número de votos brancos.

A nova direcção tem Adriano Botelho de Vasconcelos, na presidência da mesa da assembleia-geral, Roderick Nehone, como vice-presidente, e Aguinaldo Cristóvão, como secretário.

Na comissão directiva está como secretário-geral, Carmo Neto, secretário das actividades culturais, Abreu Paxe, e secretário das relações exteriores, Albino Carlos.

O conselho fiscal é presidido por Álvaro Macieira, tendo como secretário João Rosa Santos e relator Yolanda Dias dos Santos.

A anterior direcção era dirigida pelo também deputado Adriano Botelho de Vasconcelos.

Para Carmo Neto, “a anterior direcção concretizou muitos projectos em prol do desenvolvimento da instituição e dos seus associados e, como alguns não foram concluídos e considerando a sua importância para a vida da UEA, é necessário dar continuidade ao trabalho. Uma das metas é procurar aumentar e rentabilizar o património imobiliário da UEA, com o intuito de gerar receitas que possam se reverter a favor dos seus associados e para investir em actividades de grande vulto a serem realizadas pela instituição agremiação literária”. Dar-se-á igualmente maior enfoque a internacionalização da literatura angolana, uma forma de permitir que as obras dos autores nacionais possam ser lidas no país e no estrangeiro, quer por angolanos como por cidadãos de outras origens.

Para ser membro da associação tem de se ter no mínimo duas obras publicadas e apresentar dois padrinhos que sustentem a candidatura, devendo estes serem escritores.

A União dos Escritores Angolanos (UEA) assenta a sua actividade nos seguintes princípios fundamentais:

a) Independência intelectual e orgânica;

b) Liberdade criativa;

c) Promoção dos valores culturais nacionais e de todas as conquistas universais; posicionamento contra todas as formas de discriminação étnica, racial, sexual, nacional, cultural e outras;

d) Profunda e activa solidariedade humana;

Carmo Neto é natural de Malanje, cidade onde nasceu em 1962. Contista e cronista, tem no mercado as obras "A forja", 1985, "Meu réu de colarinho branco", 1988, "Mahézu", 2000, "Joana Maluca", 2004, e "Degravata: entre ter, aparecer e ser", publicada em 2007.


Sem comentários: