11 janeiro 2010

Coisas do Futebol

Estou com dificuldades em controlar as mãos que não param de tremer. É tanto nervosismo, tudo causado pela decepção causada pela selecção de Angola no CAN Orange Angola 2010. Fiquei de tal modo afectado pois a dúvida inicial que eu sentia pelo team de Angola, começou a desvanecer-se quando a cabeça brilhante de Flávio Amado introduziu dois golaços na baliza adversária. A alegria invadiu-me e gritei e pulei enfim, vibrei ao máximo. Surgiu os penalties e a coisa pegou fogo, para no fim a falta de inteligência dos nossos compatriotas levarem-me a desilusão. Coisas do futebol.



Aprendi no entanto que futebol é um jogo com noventa minutos e a bola tem de rolar até o fim, aí então determina-se o vencedor, aprendi que o excesso de confiança pode muitas vezes atrapalhar nossas conquistas, aprendi que depois da alegria pode vir a tristeza. Aprendi ainda, melhor dizendo, confirmei a verdade de que os seres humanos têm a tendência de culpar os outros pelos erros cometidos, não assume suas responsabilidades pelos erros, as falhas. Como pode Manuel José culpabilizar somente os jogadores?

Ok, assim foi o jogo no moderno estádio 11 de Novembro que recebeu milhares de adeptos com cores e som e muita festa. Eu queria hoje ver a senhora primeira dama da República e seu esposo, eles vibraram. Ana Paula pulou literalmente, gritou e certamente deve ter dito no final, fracos, faltos de inteligência. São apenas conjecturas.E assim foi o jogo.

Sem comentários: